Sul

Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019: Como ingressar? Provas, Edital

Uma informação importante para os gaúchos de Porto Alegre é a respeito do Colégio Militar de Porto Alegre inscrições 2019, por ter um sistema de ensino cheio de qualidades e conhecido nacionalmente, os colégios militares são desejados por muitas pessoas. Por isso, você encontra neste artigo informações importantes referente ao Colégio Militar de Porto Alegre inscrições 2019 e como fazer para ingressar nesta unidade.

Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019

Funcionamento do Colégio Militar de Porto Alegre

Antes de pensar nas inscrições colégio militar de 2019, é interessante conhecer como funciona o sistema da unidade escolar, a proposta pedagógica e o seu histórico.

Ter este tipo de conhecimento ajuda a confirmar a vontade de estudar neste colégio e já deixa o possível futuro aluno ambientado ao funcionamento do sistema militar.

No Colégio Militar de Porto Alegre, o aluno cursa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O 3º ano do Ensino Médio prepara os alunos para os diversos vestibulares das instituições de ensino superiores regionais e nacionais, e também para os concursos de acesso às diversas Escolas Militares e para o SISU.

A proposta pedagógica do SCMB (Sistema Colégio Militar do Brasil) tem como meta principal, proporcionar uma educação integral que ofereça aos jovens a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro.


Como Ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre?

De uma maneira geral, há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar.

Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos em todo o Brasil, entre dependentes de militares e civis.

O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

✓ Veja ainda como funciona a pré-matrícula nos estados:

Para saber como ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre por processo seletivo, visite o endereço eletrônico da escola, neste artigo também é possível saber sobre o funcionamento deste processo.


Prova Colégio Militar de Porto Alegre

O primeiro passo para fazer parte do sistema militar é a inscrição colégio militar de Porto Alegre 2019 para a prova de seleção.  É necessário preencher esta lista de exigências:

  • Ser brasileiro;
  • Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF);
  • Estar enquadrado nos seguintes limites de idade para no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF): ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

A prova do colégio militar de Porto Alegre 2019 será realizado de acordo com o número de vagas e calendário fixados, e será composta das seguintes etapas:

  • Exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos: prova objetiva de língua portuguesa, matemática e redação;
  • Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  • Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

A primeira fase da prova acontece em 2 dias, divido entre a prova de Matemática, e depois a de Língua Portuguesa e redação para os classificados na primeira prova. O processo acontece normalmente nos últimos meses do ano, em setembro e outubro.


Edital Colégio Militar de Porto Alegre 2019

É muito importante ler o edital prova colégio militar de Porto Alegre 2019, é neste documento que estão descritas todas as principais informações sobre o processo de seleção, critérios de avaliação, como realizar a inscrição colégio militar de Porto Alegre 2019 e etc.

No site do colégio o candidato tem acesso ao Manual do Candidato, que tem a mesma função que o edital. O arquivo fica disponível em PDF e pode ser impresso para melhor visualização.


Colégio Militar de Porto Alegre Inscrições 2019

A inscrição do candidato somente poderá ser efetuada por intermédio dos meios disponibilizados pelo Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e poderá ser realizada: pelo sítio do CMPA na Internet, pela Internet e presencialmente, ou presencialmente, junto à Comissão de Inscrição do Colégio Militar ao CMPA.

Os interessados devem preencher um requerimento disponível no site, o responsável legal deve assiná-lo e enviar para a unidade de educação para concluir a pré-matrícula 2019.

O comandante responsável pelo colégio vai homologar os requerimentos para dar continuidade ao processo de inscrições colégio militar de Porto Alegre 2019. Os interessados devem pagar uma taxa de R$95 para realizar as inscrições.

redacao_gridmidia

View Comments

  • sou evander santos da rosa quero estudar nesse colégio militar tem matrículas abertas no ano que vêm

Recent Posts

EJA 2021: Inscrições, Vagas Abertas e Calendário

Muitos brasileiros não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, seja porque as circunstâncias o…

4 anos ago

Matrícula Online SP 2021: www.educacao.sp.gov.br (Inscrições)

Os alunos que desejam ingressar nas escolas municipais do estado de São Paulo, primeiramente precisarão…

4 anos ago

Matrícula Fácil MG 2021: educacao.mg.gov.br (Inscrições)

A Matrícula Fácil MG 2021 é necessário, para todos os alunos que pretendem estudar em uma…

4 anos ago

Matrícula Fácil RJ 2021: www.matriculafacil.rj.gov.br (Inscrições)

O acesso a educação no Brasil têm mudado cada vez mais suas formas de contato,…

4 anos ago

Matrícula Fácil 2021 Creche: Vagas e Inscrições – Matrícula

Com tanta correria no dia a dia você pode fazer a Matrícula Fácil 2021 creche,…

4 anos ago

Resultado Pré Matrícula 2021: Consultar Matrícula Municipal e Estadual

Saber sobre o resultado pré matrícula 2021 é essencial para você que fez o seu…

4 anos ago