Para o conforto do povo mato-grossense-do sul é que a Secretaria de Educação do Governo Estadual criou a Matrícula Digital MS 2019. Assim, os pais de alunos menores de idade que fazem parte das redes estadual e municipal de educação poderão fazer a pré-matrícula de seus filhos sem sair de casa. Entenda melhor como funciona o processo de Matrícula Digital MS 2019 e quem pode fazê-la!
A tradicional maneira de pré-matricular os alunos diretamente na escola não foi extinta, os pais que preferirem ir até o local e fazer todo o procedimento de modo presencial serão recebidos normalmente nas unidades.
A matrícula digital tem o intuito de facilitar esse processo, voltada principalmente para aqueles que não conseguem ir até a escola em horário comercial.
✓ Veja ainda como funciona a pré-matrícula nos estados:
Caso surjam dúvidas e dificuldade no acesso ao portal, é possível entrar em contato com o Call center por ligação gratuita via telefone fixo através do número: 08006470028
O que é a Matrícula Digital MS 2019
A Matrícula Digital 2019 já atinge 100% das unidades escolares urbanas do estado. Esta é uma maneira de otimizar a realização da pré-matrícula. Todos aqueles que têm acesso a internet conseguem realizar esse processo que é simples e gratuito.
Segundo o Manual da Matrícula, disponível no site oficial da Matrícula Digital MS, o programa auxilia no controle e acompanhamento da Secretaria Estadual de Educação. Os objetivos são:
- Promover a gestão democrática e transparente no acesso às vagas da Rede Estadual de Ensino, qualificando e otimizando o processo da matrícula;
- Operacionalizar todo o processo de Matrícula Digital;
- Oferecer comodidade na realização das matrículas;
- Facilitar a pré-matrícula de alunos novos;
- Conhecer a demanda da escola em tempo real;
- Gerar um banco de dados para facilitar no planejamento e tomadade decisões;
- Acompanhar a gestão democrática do atendimento escolar na Rede Estadual de Ensino.
Quem pode fazer a Matrícula Digital 2019?
Para realizar o programa Matrícula Digital, os alunos da Rede Estadual devem se enquadrar á algumas exigências:
- Alunos Novos;
- Alunos concluintes do 9° Ano em escola que não ofereça o Ensino Médio;
- Alunos da Rede Estadual que não ofereça série subseqüente;
- Alunos que queiram transferir-se de Escola;
- Alunos que não renovaram sua matricula na própria Escola até o prazo estabelecido;
- Alunos Desistentes;
Pré-Matricula 2019 MS
Para realizar a pré-matrícula é preciso ficar atento aos avisos oficiais do programa Matrícula Digital e nos recados que a unidade escolar deve passar para os alunos. O processo é dividido em 3 etapas:
- Planejamento de vagas para 2019;
- Renovação de matrículas dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE);
- Matrícula dos alunos novos.
O passo a passo para efetivar a pré-matrícula é bem simples, veja:
- Acessar o site do projeto;
- Escolher a categoria: Aluno da REE ou Aluno Novo
- Selecionar a sua cidade
- Destacar qual o ano letivo e a inscrição
- Preencher seus dados. Para alunos já cadastrados basta colocar o código de aluno e senha. Novos alunos deverão cadastrar CPF, nome, data de nascimento e nome da mãe.
- Responder a informações básicas de cadastro
- Imprimir sua confirmação de pré-matrícula
Matrícula Digital 2019 MS Estadual
O Estado do Mato Grosso do Sul disponibiliza o serviço Matrícula Digital á toda a população que frequenta unidades escolares da REE.
O Ensino Estadual está presente nos níveis: educação básica, educação infantil, educação fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio. Também fazem parte da rede as modalidades: regular, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional.
Todos os alunos ingressantes nestes modelos podem fazer parte do programa Matrícula Digital. O acesso ao portal é bem simples.
Matrícula Digital 2019 MS Municipal
Os alunos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino também podem participar do programa Matrícula Digital, para isso basta acessar o site da Secretaria de Educação do seu município, selecionar a escola e preencher os dados cadastrais.
Mais informações á respeito podem ser esclarecidas presencialmente na Secretaria de Educação Municipal.
Matrícula Presencial
A primeira etapa da matrícula é a pré-matrícula através do portal na internet. Em seguida, o aluno deve consultar qual unidade escolar ele frequentará. Por fim, poderá realizar a matrícula presencial na instituição designada.
Para cumprir a última etapa, é preciso levar os seguintes documentos:
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- RG para alunos maiores de 18 (dezoito) anos;
- Comprovante de endereço;
- Guia de transferência (se for o caso)
- Histórico Escolar (se for o caso);
- Comprovante de 4 (quatro) últimas doações de sangue entre o período de 2 anos, conforme a lei vigente (se o aluno marcou esta opção de doador de sangue para aluno, pai, mãe ou responsável)
- Carteira de Trabalho, Declaração ou Comprovante de que exerce a jornada diária igual ou superior a 6 (seis) horas de trabalho (se o aluno marcou a opção de “Aluno trabalhador”);
- Para estudantes com necessidades educacionais especiais: apresentar laudo médico e/ou avaliação pedagógica procedida por Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação ou relatório de instituição educacional especial devidamente autorizada.