Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário Pré Matrícula e Documentos

Está chegando a hora de participar da Matrícula Fácil 2021, um programa online para matricular alunos nas escolas públicas. O serviço foi criado inicialmente no Rio de Janeiro para facilitar o processo de matrículas e evitar filas, por isso, a Matrícula Fácil 2021 desperta muito interesse.

Matrícula Fácil 2021

Os pais ou responsáveis pelos estudantes podem contar com o serviço em outros estados brasileiros também e garantir a inscrição pela internet.

Mas, assim como qualquer cadastro, há um prazo estabelecido no calendário da Secretaria de Educação (Seduc) para que os alunos sejam matriculados.

Então, para não perder as datas e saber de forma exata como realizar a matrícula online 2021, é só continuar neste artigo. Acompanhe!

Como funciona a Matrícula Fácil?

A Matrícula Fácil foi criada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de pré-matrículas nas unidades cariocas de ensino públicas. Dessa forma, os pais ou responsáveis pelas crianças e jovens poderiam cadastrar os alunos de maneria simplificada através do site específico.

Aos poucos, outras regiões passaram a implantar o programa virtual e levar modernidade a um processo que era mais complicado, já que muitas famílias precisavam passar horas na fila.

Mas, o que muitos ainda perguntam é se a Matrícula Fácil 2021 garante a inscrição do aluno. Na verdade, esse processo é uma pré-matrícula, ou seja, é quase uma forma de reserva, mas, se o aluno não comparecer na data prevista para efetivar a primeira fase da matrícula, ele poderá perder a vaga e ter que concorrer às vagas remanescentes.

Para evitar isso, é importante ir à escola pretendida logo após o pré-cadastro munido dos documentos solicitados pela Secretaria de Educação do seu Estado. Veja mais sobre isso nos tópicos seguintes.


Quem pode participar da Matrícula Fácil 2021?

A inscrição na Matrícula Fácil 2021 é a única forma de inscrever o aluno na rede pública de ensino. No entanto, há alguns casos que dispensa o cadastro.

Por isso, saiba quem pode se inscrever na matrícula online e estudar nas escolas públicas:

  • Quem vai ingressar no ensino fundamental ou médio pela primeira vez em uma escola pública;
  • Quem é transferido de escola pública/privada para o ensino público;
  • Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Se você já estuda em uma escola da rede pública e vai se manter na mesma escola, não é necessário fazer a Matrícula Fácil Online. Basta renovar matrícula!


Documentos para a Matrícula Fácil Online 2021

Como já mencionado neste artigo, o cadastro online é apenas uma pré-matrícula, onde o responsável pelo aluno preenche o formulário e escolhe até três escolas para o filho ter como opção de estudo.

Mas, para efetivar a Matrícula Fácil Online 2021, os pais ou responsáveis pela criança/adolescente, após a realização do pré-cadastro, vão precisar ir até a escola pretendida com os seguintes documentos:

  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Comprovante de inscrição online (é preciso apresentar o número de matrícula);
  • RG e CPF do estudante, caso tenha os dois;
  • RG e CPF (original e cópia) do responsável, no caso do aluno ser menor de idade;
  • Cópia do Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);
  • Cópia da caderneta de vacinação para os primeiros anos do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);
  • Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento dos responsáveis;
  • Cópia do Comprovante de residência mais recente;
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);
  • Cópia e original da certidão de nascimento do aluno cadastrado.


Inscrição na Matrícula Fácil 2021

A inscrição na Matrícula Fácil 2021 pode ser feita pelo computador, tablet ou smartphone. A funcionalidade é a mesma para todos os estados brasileiros.

Então, se você é de São Paulo, precisa acessar o site da Matrícula Escolar de São Paulo, assim como quem é da Bahia, precisa acessar o site da Secretaria de Educação para realizar a Matrícula Fácil no seu estado.

Para facilitar ainda mais o processo de inscrições, vamos ensinar o passo a passo de como se inscrever na Matrícula Fácil Rio, vamos lá:

  • Acesse o botão “Faça a sua inscrição”;
  • Preencha o formulário com todas as informações sobre o estudante;
  • Escolha a escola mais próxima de sua residência;
  • Clique em “Concluir” para enviar o pedido de inscrição.

Depois desse processo, o sistema de matrículas vai enviar uma espécie de certificado virtual para o e-mail que você informou no ato do cadastro. Imprima e leve até a unidade escolar que você escolheu com os documentos solicitados para não perder a primeira fase da matrícula.

Calendário da Matrícula Fácil 2021

Cada estado possui o seu próprio calendário com os prazos da Matrícula Fácil 2021. O estado de São Paulo, por exemplo, libera em janeiro do novo ano letivo, mas há regiões onde a inscrição começa ainda no ano anterior.

Dessa forma, não há um calendário fixo, cabendo aos pais ou responsáveis pelos alunos entrar no site referente a Secretaria de Educação do estado onde reside e conferir os prazos.


O que acontece se o aluno perder a primeira fase da matrícula online?

O aluno que perder a 1ª fase da Matrícula Fácil Online 2021 terá que concorrer às vagas remanescentes na segunda fase. Sabe-se que a primeira fase é aquela em que há o pré-cadastro pela internet. Como já vimos, a pré-matrícula permite escolher até três escolas públicas próximas à residência.

Mas, quando o estudante perde o número de inscrição ou o prazo para efetivar a matrícula, ele precisa aguardar a segunda fase, e isso significa realizar todo o processo de Matrícula online novamente.

A segunda fase, no entanto, não permite selecionar a escola preferida, pois isso vai depender da disponibilidade de vagas em cada região. Portanto, se o aluno não quiser perder o ano letivo, terá que se matricular na vaga que tiver disponível, ainda que seja longe da residência.

Outra forma de não perder o ano letivo é se inscrever na lista de espera da Matrícula Fácil 2021. Entretanto, essa lista comporta os alunos desistentes, então não é uma garantia de inscrição.

Essas foram as informações sobre a Matrícula estudantil online para 2021. Qualquer novidade vamos manter este artigo atualizado.

redacao_gridmidia

Recent Posts

EJA 2021: Inscrições, Vagas Abertas e Calendário

Muitos brasileiros não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, seja porque as circunstâncias o…

2 meses ago

Matrícula Online SP 2021: www.educacao.sp.gov.br (Inscrições)

Os alunos que desejam ingressar nas escolas municipais do estado de São Paulo, primeiramente precisarão…

3 meses ago

Matrícula Fácil MG 2021: educacao.mg.gov.br (Inscrições)

A Matrícula Fácil MG 2021 é necessário, para todos os alunos que pretendem estudar em uma…

3 meses ago

Matrícula Fácil RJ 2021: www.matriculafacil.rj.gov.br (Inscrições)

O acesso a educação no Brasil têm mudado cada vez mais suas formas de contato,…

3 meses ago

Matrícula Fácil 2021 Creche: Vagas e Inscrições – Matrícula

Com tanta correria no dia a dia você pode fazer a Matrícula Fácil 2021 creche,…

3 meses ago

Resultado Pré Matrícula 2021: Consultar Matrícula Municipal e Estadual

Saber sobre o resultado pré matrícula 2021 é essencial para você que fez o seu…

3 meses ago