Para fazer parte do corpo de alunos de um dos principais sistemas educacionais do país, o candidato deve se dedicar as etapas do processo seletivo. Como para o colégio militar de Salvador inscrições 2019 em que o sistema de seleção é muito disputado e as vagas são poucas. Por tanto, quanto mais informações sobre o colégio militar de Salvador inscrições 2019 são mais chances de se preparar para esta etapa importante!
Como funciona o Colégio Militar de Salvador?
O Colégio Militar de Salvador (CMS) compõe o Sistema de Colégio Militar do Brasil, ao todo são 13 unidades no país.
✱ Veja ainda como funciona o processo seletivo:
Na Bahia, ficou para a capital a responsabilidade de sediar um centro de ensino militar voltado para jovens interessados no 6° ano do Ensino Fundamental. Além da Escola de Formação Complementar do Exército que funciona também nesta região.
As aulas ministradas no colégio são de período integral, isto é, o dia todo. Além das atividades que envolvem disciplinas básicas do plano de ensino, a instituição oferece projetos como: banda de música, infantaria, cavalaria, artilharia. E uma infraestrutura que promove exercícios físicos e envolvimento total dos alunos na realização das atividades.
Para ingressar no Colégio Militar da Bahia existem 3 formas, a primeira é sendo dependendo de algum militar das Forças Armadas, a outra é sendo transferido de outro colégio militar. E a última é realizando um concurso de admissão que seleciona e classifica os candidatos ao 6° ano.
Prova Colégio Militar de Salvador 2019
O concurso de admissão que acontece após a etapa do colégio militar de Salvador inscrições 2019, é dividido em 3 fases:
- Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
- Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
- Comprovação dos requisitos biográficos matrícula dos candidatos, de caráter eliminatório.
O exame intelectual que constitui a primeira fase deste concurso, nada mais é do que a prova colégio militar 2019. O exame é dividido em 2 dias, para a primeira fase os candidatos devem responder a questões de matemática, normalmente esta fase acontece no mês de setembro.
A segunda prova é sobre língua portuguesa, além da dissertação de uma redação, realizam esta fase aqueles que obtiverem notas satisfatórias na primeira etapa.
As provas acontecem em um período de pelo menos 1 mês de distância, entre setembro e outro. Todas as questões são objetivas e de múltipla escolha, com tempo de realização de 3 horas para cada fase. É comum que as duas etapas aconteçam no período da manhã, entre ás 9h e 12h.
Quem pode se inscrever no Colégio Militar de Salvador
Informações muito importantes sobre o processo de seleção dos candidatos estão descritas no edital, por isso é interessante ler o documento antes de se inscrever.
Para o ano de 2019 ainda não foi feita a divulgação, mas como a área burocrática e logística é a mesma nos anos anteriores, confira o edital de 2018 e confira informações como quem pode se inscrever no colégio militar de Salvador 2019.
Na lista abaixo estão descritas as exigências na qual os candidatos devem se encaixar:
- Ser brasileiro;
- Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF);
- Estar enquadrado no seguinte limite de idade: completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula;
- Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
- Ter pagado a taxa de inscrição, se dela não estiver isento;
- Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.
Colégio Militar de Salvador Inscrições 2019
A fase de inscrições colégio militar de Salvador 2019 devem acontecer até o início de setembro de 2018. Os candidatos devem se cadastrar preferencialmente pelo site do colégio, o responsável legal deve preencher as informações do jovem e autorizar a sua participação no concurso de admissão.
Para realizar este processo de forma presencial o colégio pede que os responsáveis levem o requerimento já preenchido.
É necessário ainda, fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$95.00. Somente com a comprovação do pagamento é que o candidato fica devidamente inscrito. O boleto é gerado no fim do cadastro e deve ser pago até a data de vencimento.