Os alunos da rede pública do Distrito Federal contam com a facilidade da matrícula escolar DF 2019. Mas, se você ainda não se inteirou sobre o funcionamento do programa e precisa realizar o cadastro do seu filho, fique atento as informações sobre a matrícula escolar DF 2019 e conheça como é simples a realização desse processo!
A matrícula via internet e a telematrícula podem ser feitas para os alunos do primeiro ano do ensino infantil ao terceiro ano do ensino médio, quer dizer, o programa inclui todos os ingressantes e os interessados em fazer parte da rede pública que poderão utilizar os canais digitais e telefônicos para realizar o processo.
✓ Veja ainda como funciona a pré-matrícula nos estados:
Matrícula Escolar DF 2019 Digital
A matrícula escolar DF 2019 digital funciona como uma garantia de vaga na unidade escolar, a efetivação para ingressar na escola deve ser feito pessoalmente. No entanto, esse sistema de pré-matrícula pode facilitar a integração de mais de 37 mil alunos do estado na rede pública.
Os interessados deverão acessar o site da Secretaria de Estado de Educação á partir da segunda quinzena do mês de setembro até o meio de outubro, o processo acontece antes do início da pré – matrícula 2019. As datas oficiais serão divulgadas pelo órgão com antecedência.
O resultado das inscrições estarão disponíveis também no portal da Secretaria de Educação no fim do ano letivo, aproximadamente no dia 20 de dezembro. Serão disponibilizados aos pais e alunos informações sobre a escola e período que os mesmo foram contemplados. Essa escolha segue prioridades que incluem, por exemplo, alunos deficientes e proximidade com a escola.
Passo a passo da inscrição Matrícula Escolar DF 2019
Para efetivar a pré-inscrição da matrícula escolar DF 2019 é bem simples. Siga o passo a passo através do sistema digital:
Passo 1:
- Acessar o site da Secretaria de Estado da Educação ;
Passo 2:
- Clicar na aba ‘Inscrições’;
Passo 3:
Inserir os seguintes documentos do aluno:
- CPF;
- Nome completo (conforme certidão de nascimento, sem abreviaturas);
- Data de nascimento.
Passo 4:
- Verificar o cadastro do aluno através de um botão disponível no portal. Caso a criança ou adolescente já tenha estudado em escola particular, basta clicar no nome dela. Em outro caso, se não houver registro, clique na aba ‘inserir nova inscrição’;
Passo 5:
Para a efetivação da inscrição mais informações devem ser inseridas:
- Sexo do candidato;
- Ano/série que a criança deve cursar em 2018;
- Telefone para contato e e-mail (opcional);
- Nome do responsável;
- Telefone para contato;
- E-mail (opcional).
Passo 6:
- Deve ser inserida o Código de Endereço Postal (CEP), pois a unidade escolar destinada ao aluno será de acordo com a proximidade do endereço inscrito;
- No caso de alunos do Ensino de Jovens e Adulto (EJA) é necessário colocar o CEP do local onde trabalha.
Passo 7:
- Conferir e confirmar as informações inseridas. É possível fazer a impressão deste cadastro.
Telematrícula DF 2019
Assim como a matrícula via internet, a telematrícula DF 2019 foi criada com o intuito de facilitar a fase de pré-inscrição nas unidades escolares de rede pública do Distrito Federal.
Para a realização via telefone, os pais podem ligar para a Central através do número 156 e selecionar a opção 2. O atendimento tem início normalmente á partir do dia 23 de outubro e funcionará das 7h ás 21h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 18h em fins de semana e feriados.
Para efetivar a inscrição através desse programa é necessário informar:
- Nome completo
- Data de nascimento
- Cadastro de pessoas físicas (CPF) da criança
- Série que vai estudar em 2019
- CEP da residência ou do trabalho do responsável que servirá como fator determinante para a escolha da escola onde o candidato será alocado.