A pré matrícula Cuiabá MT 2020 deve ser feita o quanto antes. Principalmente para as vagas da creche, já que essa etapa escolar não é obrigatória e pode acontecer da rede limitar o número de crianças. Fazer a pré matrícula Cuiabá MT 2020 é um dever de todos os pais e responsáveis pelos alunos, independente da série pretendida.
Conheça a pré matrícula Cuiabá MT
O período para a realização da pré matrícula Cuiabá MT 2020 tem início ainda no ano anterior ao de ingresso, para as vagas da educação infantil e creche.
Para as demais séries o cadastro deve ser realizado no início de Janeiro. A ideia é garantir a vaga das milhares de crianças que desejam iniciar os estudos na rede pública de Cuiabá. Com a inscrição totalmente online e rápida pela matrícula fácil.
Outro fator positivo desse processo é o de evitar filas e poupar o tempo dos responsáveis pelos estudante. Já que não há necessidade de comparecer até a unidade pretendida para garantir a vaga do menor.
No entanto, é importante dizer que a pré matrícula não substitui o comparecimento até a escola para a efetivação do cadastro. Em que será necessário levar uma série de documentos para identificação do aluno e de seus pais.
Requisitos para fazer a pré matrícula Cuiabá
Uma parcela das crianças da cidade não precisa se preocupar em se candidatar a uma das vagas de cada unidade escolar. Isso porque, os alunos que já estão matriculados na rede pública e continuarão na mesma escola, não precisam fazer o seu cadastro no portal Matrícula Web.
✓ Saiba como essa matrícula funciona nos outros estados:
Esses estudantes devem apenas realizar a rematricula na escola para confirmar o interesse em continuar na unidade. No portal de notícias G1 Mato Grosso, os interessados são informados sobre o funcionamento do calendário nesse caso.
De acordo com o calendário, o período de rematricula dos mais de 51 mil alunos já atendidos na rede, vai de 3 a 7 de dezembro. Após isso, será informado o número total de vagas na rede pública municipal de ensino. A expectativa é de que para as creches sejam disponibilizadas mais de 3 mil vagas.
Isso significa que as vagas restantes em cada escola e série ficam disponíveis para atender os novos alunos. Estes que então, preenchem aos requisitos para fazer a pré matrícula Cuiabá MT 2020. Como:
- Estudantes oriundos da rede particular de ensino;
- Interessados em fazer transferência escolar;
- Crianças vindas de outro município;
- Séries disponíveis: creche, ensino infantil e ensino fundamental etapa inicial e final.
Calendário pré matrícula Cuiabá MT 2020
As datas informadas no calendário pré matrícula Cuiabá MT 2020 são diferentes para os ingressantes do ciclo infantil e fundamental. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação também coloca dias distintos dependendo da região da escola na cidade.
É muito importante seguir atentamente os períodos para não perder nenhuma das etapas:
➜ Creches e Centro Educacional de Educação Infantil:
- 17 a 20 de dezembro: inscrição no portal Matrícula Web;
- 17 e 18 de dezembro: inscrição para as unidades da região Norte e Leste;
- 19 e 20 de dezembro: inscrição para as unidades da região Sul, Oeste e escolas do campo;
- A partir de 22 de janeiro: convocação para efetivação da matrícula.
➜ Educação Básica, Pré-Escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental:
- 07 a 10 de janeiro: inscrição no portal Matrícula Web:
- 07 e 08 de janeiro: inscrição para as unidades de ensino localizadas nas regiões Norte e Leste;
- 09 e 10 de janeiro: inscrição para as unidades de ensino localizadas nas regiões Sul e Oeste;
- 14 a 16 de janeiro: efetivação da matrícula nas escolas.
Inscrição da pré matrícula Cuiabá MT 2020
Os pais e responsáveis poderão fazer a inscrição da pré matrícula Cuiabá MT 2020 apenas no período indicado no calendário. Depois desse limite de datas, a Prefeitura Municipal não deixa o portal disponível para novos cadastros.
O acesso deve ser feito no site:
Essa página é da prefeitura, mas durante o período de cadastros o link para a Matrícula Web fica em evidência facilitando o acesso.
Na ocasião, será preciso informar dados básicos do aluno como: nome completo, data de nascimento, endereço e nome do responsável.
Também será preciso escolher uma opção de unidade escolar, conforme a disponibilidade. A preferência não garante o alocamento para o colégio, pois é levado em consideração a proximidade de endereços e as necessidades de cada estudante.